Pós-graduações IMED 2013

domingo, 22 de janeiro de 2012

Discurso de formatura da primeira turma de psicologia da IMED - 21/01/2012

Cumprimentando o professor mestre Eduardo Capellari, agradeço o espaço para estas breves palavras, e desejo cumprimentar a todos os presentes nesta cerimônia, já nomeados, e em especial aos professores, funcionários da IMED, pais e familiares dos, agora, colegas psicólogos.

Cinco anos passam rápido, eu sempre disse isso para os vocês quando eram meus alunos. E este é um momento duplamente especial: para vocês, que estão se formando psicólogos, e para a IMED, que lança a primeira turma de psicologia.

Me recordo como se fosse hoje, professor Eduardo, quando conversávamos, nos anos de 2005 e 2006 sobre as possibilidades da abertura de novos cursos para a faculdade, e sobre o que desejávamos sobre a formação dos nossos alunos. Uma faculdade nova e inovadora, cheia de idéias e que pretendia se posicionar com qualidade num mercado cada vez mais competitivo, sendo referência em nossa região e no estado. E posso dizer que, sim, conseguimos. A prova disso são estes 27 alunos que hoje estão plenamente aptos para o mercado de trabalho.

O curso nasceu numa época de mudanças para o ensino de psicologia. Há pouco tempo antes da abertura do nosso curso, o ministério da educação divulgou as novas diretrizes para os cursos de psicologia, que são as referências sobre como as faculdades precisam se organizar. Nos desafiamos e fizemos um curso diferente. A psicologia estava ainda distante das necessidades das pessoas, elitista. Hoje está mais próxima, mas muito ainda precisa ser feito. Nossos novos colegas psicólogos estão cientes destes desafios, e eu tenho certeza de que eles toparão e serão plenamente bem-sucedidos.

E assim começou o curso, com uma proposta diferente, e que os alunos puderam sentir desde o primeiro dia. Sempre buscamos aliar a teoria com a prática, e isso foi feito pelos estágios obrigatórios e não obrigatórios, que foram procurados e solicitados por vocês. Nossos professores sempre se esforçaram para dar o melhor em sala de aula, dividindo, compartilhando e construindo o conhecimento do comportamento humano com vocês. Gostaria de agradecer, profundamente, o trabalho, o empenho e a confiança na proposta de uma psicologia atual e preocupada com a pessoa que nossos professores sempre tiveram, e continuarão tendo de forma renovada. E saibam, colegas, que nós professores aprendemos lições valiosas com vocês, que levaremos para sempre em nossa trajetória profissional.

Esta turma é inovadora, não apenas por ter confiado numa instituição que estava abrindo suas portas, mas porque vocês realmente fazem a diferença. É muito gratificante para nós professores ver o seu interesse, dedicação e curiosidade, manifestado na participação de nossas atividades extraclasse, dos congressos, seminários, ganhando premiações fora da IMED e investindo na carreira acadêmica. Temos a felicidade de saber que vários formandos já estão empregados nos locais onde desenvolveram suas atividades de estágio. Cabe ressaltar e parabenizar aqui os quatro alunos que foram aprovados em programas reconhecidos de mestrado na Unisinos e na Unijuí, apontando que sua qualificação já supera a de profissionais formados e no mercado.

O que dizer agora, nestes momentos de despedida, turma? Vocês são nossos filhos, que agora estão prontos. Nossos primeiros filhos. E as coisas são sempre marcantes com os primeiros filhos, não é mesmo? Tudo é novidade... Como dizem os estudiosos de família, vamos passar sim pelo ninho vazio. Sua alegria, sua curiosidade, sua dedicação e inovação vão dar saudades. Mas as portas da casa materna e paterna sempre estarão abertas. Voltem para nos ver, nos tragam novidades, deixem que compartilhemos de seu crescimento pessoal e profissional. Estamos, como sempre estivemos, de braços abertos para vocês, que agora, psicólogos, vão ganhar o mundo.

2 comentários:

Unknown disse...

Graaandeeee!!! Um momento marcante. A parte formal foi magnifica. Já participei de muitas formaturas. Mas esta foi Magnífica. Os quatros oradores DA TURMA fizeram um grande diferencial. Os discursos MAGNIFICOS. A Professora Cláudia, do Ronaldo, do Vicnicicus ...
NOTAT DEZ!!!

Schaiane Ribeiro disse...

Foi lindo professor! Emocionante! Muito obrigada!