Pós-graduações IMED 2013

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O pensamento de Watson

O sistema computacional Watson, da empresa IBM, venceu recentemente um programa americano de perguntas e respostas, mostrando que a capacidade computacional está se aproximando do processamento humano da informação.


Esta não é a primeira vez que a máquina vence o cérebro num desafio. Em 1996, o computador DeepBlue, também da IBM, venceu Garry Kasparov em partidas de xadrez. Mesmo imerso em polêmicas, estas partidas mostraram que o computador era perfeitamente capaz de processar informações de forma semelhante, nos resultados, ao cérebro humano.

Na revolução industrial, as máquinas substituiram a força humana, ampliando de forma gigantesca nosso potencial físico. O pensamento humano foi, por muito tempo, considerado algo que as máquinas jamais conseguiriam simular, pelo menos o processamento mais elevado ou mais complexo. Entretanto, a cada dia a tecnologia está demonstrando que esse limite está mais perto.

2 comentários:

Alexandre Leite Costa disse...

Acredito que um desse processadores do WATSON seja igual alguns desse que descrevi..........Processadores neuro-sinápticos

Foram apresentados dois protótipos dos novos "processadores neuro-sinápticos", que trabalham de forma totalmente diferente da arquitetura dos processadores atuais, conhecida como arquitetura Von Neumann.

Qunato tempo falta para ser desenvolvido o 1º pensamento cibernético de uma máquina???

Ambos possuem 256 "neurônios". O primeiro contém 262.144 sinapses programáveis e o segundo possui 65.536 sinapses reconfiguráveis.

Matheus Santana disse...

Vale salientar, a respeito do comentário acima, que os estudos acerca de "novos processadores neuro-sinápticos" datam de antes do surgimento dos primeiros computadores - quando foram publicados trabalhos pioneiros na área. A base de tudo, o neurônio MCP, foi idealizado na década de 40.

Vinícius, sou estudante de computação da UFPE e gostaria de trocar informações no campo interdisciplinar computação x psicologia. Não encontrei teu e-mail no perfil mas o meu é embs@cin.ufpe.br

Parabéns pelo blog.